Entregador de aviões pelo mundo: piloto revela bastidores de profissão pouco conhecida
Entregador de aviões pelo mundo: piloto de MS mostra bastidores de profissão 👨✈️🛩️Pouca gente conhece, mas existe um trabalho essencial na avia...

Entregador de aviões pelo mundo: piloto de MS mostra bastidores de profissão 👨✈️🛩️Pouca gente conhece, mas existe um trabalho essencial na aviação: o de entregador de aviões. Esta é a profissão do comandante Mário Jorge Filho, de 33 anos, que viaja o mundo realizando entregas de aeronaves. As viagens do local de fabricação ao destino chegam a ser até entre continentes. Veja o vídeo acima. Morador de Campo Grande (MS), o piloto atua exclusivamente neste ramo há quatro anos e já entregou aeronaves vindas de diversos países. Ao todo, Mario já cruzou os céus de mais de 15 nações. O piloto já trouxe ao Brasil aviões de vários países, como: Egito; Islândia; Canadá; Estados Unidos. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp Tudo isso ele registra e compartilha com milhares de seguidores nas redes sociais. “As pessoas acham que avião chega pronto na empresa ou no hangar, mas alguém precisa trazê-lo voando. É aí que eu entro”, explica o piloto. Mario Jorge Filho, de 33 anos, é piloto de translado internacional há 4 anos. Mario Jorge Filho A paixão pela aviação começou cedo. Aos 18 anos, Mario já tinha sua primeira licença de piloto — antes mesmo da carteira de motorista. Hoje, com 15 anos de experiência, ele já realizou pelo menos 28 voos de translado, como são chamadas as viagens internacionais para entrega de aeronaves. Mario tem dupla licença internacional. As licenças são da Federal Aviation Administration (FAA), dos Estados Unidos, e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), do Brasil. Isso significa que ele é legalmente habilitado para voar aeronaves em mais de um país, com reconhecimento oficial pelas autoridades de aviação civil desses países. Segundo Mario, cada missão é diferente. Em algumas, ele voa com outro piloto. Em outras, sozinho. As rotas também variam e podem durar dias: a mais longa foi da África ao Brasil, passando por diversos países e sobrevoando paisagens como as pirâmides do Egito, a Islândia congelada e o Caribe tropical. “Foi surreal. Uma experiência que poucos têm a chance de viver.” LEIA TAMBÉM 'Tailândia brasileira': parque tem rios esmeraldas e cânions que guardam história milenar 'Guardiã de mundo perdido': a sucuri gigante que vive isolada em buraco milenar Embraer quer disputar mercado bilionário na defesa aérea com cargueiro C-390 O piloto já soma mais de 2.500 horas de voo em comando, entre monomotores e bimotores. A profissão, apesar de estratégica para o setor, ainda é pouco conhecida. O serviço costuma ser oferecido por empresas especializadas e seguradoras, que exigem pilotos experientes. “Não é algo que qualquer piloto pode fazer. Além das horas de voo, é preciso saber lidar com mudanças de clima, fusos, documentação, e ter muito preparo técnico e mental”, diz. Mario trabalha como autônomo, em parceria com empresas do setor. Por questões de seguro, ele ainda não pode operar jatos, que exigem uma certificação específica. O curso, segundo ele, tem custo alto, mas está nos planos. A rotina fora do comum atrai curiosos nas redes sociais, onde conta com mais de 120 mil seguidores. Foi justamente após parar de voar para empresários — quando a discrição era prioridade — que ele decidiu mostrar os bastidores dos voos em seu perfil. “Muita gente não imagina como esse tipo de operação acontece. Comecei a compartilhar por paixão e acabou virando uma forma de mostrar um lado diferente da aviação.” Nas redes sociais, o piloto mostra de forma descontraída; 👨✈️Planejamentos reais de voo; ✈️Dúvidas de pilotos e passageiros; 🛩️Desafios de rota; 👨✈️Tomadas de decisão; ❓Curiosidades. Em abril de 2026, Mario vai embarcar no maior projeto da sua carreira: uma volta ao mundo a bordo de um avião monomotor. A viagem deve durar 120 dias. “Vou mostrar tudo. É meu sonho ganhando asas.” Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: